Apesar de inteligência artificial ser um assunto cada vez mais em alta, a Autodesk® investe e traz o tema à tona há 10 anos. Comprometida a entregar o melhor para os clientes fazerem, do mundo, um lugar melhor, sua cesta de produtos não nega tamanho investimento.
Inclusive, IA é uma tecnologia que as empresas devem levar em consideração.
Segundo uma recente pesquisa feita pela Autodesk®, “2024 State and Design Make Report”, 66% dos líderes preveem que, de dois a três anos, a IA será parte dos seus negócios. Para eles, trata-se de uma ferramenta essencial para estarem em dia com a demanda, reduzirem erros e o desperdício, e acelerarem a eficiência.
Abaixo, confira alguns motivos que reforçam o porquê deste posicionamento.
Como a inteligência artificial vai revolucionar a inovação humana?
A IA vai aumentar a exploração criativa e a solução de problemas para profissionais dos setores de arquitetura, engenharia, construção, manufatura, mídia e entretenimento.
De fato, os computadores são bons em detectar padrões em enormes conjuntos de dados. Como resultado, ajuda os seres humanos a eliminarem a complexidade, inovarem com mais rapidez, tomarem decisões melhores e economizarem tempo radicalmente.
Por que usá-la?
Conforme muitos dados são inseridos no sistema, a IA ajuda na geração de insights, na automação de tarefas e no aumento das iterações de design. Ou seja, melhora a forma de estudá-los para usar ao favor do seu negócio.
Dessa forma, os profissionais conseguem fazer mais com menos, e atendem demandas cada vez mais complexas em um futuro incerto.
Quais são os tipos de IA?
“Learning Machine”
O aprendizado de máquina é um subconjunto da IA, que permite que os computadores “aprendam” e tomem decisões com base em conjuntos de dados sem serem explicitamente programados.
“Deep Learning”
A aprendizagem profunda usa algoritmos de aprendizagem de máquina com estruturas lógicas de inspiração biológica chamadas “redes neurais artificiais”. Ela se concentra em redes neurais profundas para modelar e resolver problemas complexos.
“Generative AI”
A IA generativa produz novas criações com base em redes neurais profundas pré-treinadas que produzem resultados prováveis, embora não validados. O ChatGPT é um exemplo.
“Generative Design”
O design generativo usa a computação para executar muitas simulações do mundo real e chegar a designs ideais. Usando algoritmos, ele produz resultados definidos por parâmetros de entrada específicos. As soluções de design generativo podem empregar IA, mas nem sempre.
3 benefícios da inteligência artificial
- Automação, que elimina o trabalho tedioso e repetitivo ao automatizar as etapas que, tradicionalmente, exigiam trabalho manual ou despesas gerais.
- Quando confrontados com uma quantidade esmagadora de dados complexos, os profissionais podem usar a análise de IA para fornecer insights acionáveis, ajudando-os a filtrar e entender o que realmente está acontecendo.
- O “aumento” aprimora os recursos de resolução de problemas, criatividade e exploração, melhorando a velocidade, a precisão e a amplitude do pensamento por meio da assistência contextual.
E como a Autodesk® usa IA?
Andrew Anagnost, CEO da Autodesk, explica:
“Nossos novos modelos de base multimodais permitirão que os clientes de ‘Design and Make’ automatizem tarefas repetitivas e de baixo valor e gerem projetos complexos de alto valor com mais rapidez e consistência muito maior. Já podemos gerar representações 3D a partir de imagens 10 vezes mais rápido, com maior qualidade e atualmente disponíveis por meio de IA.”.
Por exemplo, para a indústria de:
- AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção), o AutoCAD tem sugestão de blocos inteligentes e assistência de marcação, e o Civil 3D tem projeto de drenagem.
- PD&M (Design de Produto & Manufatura), o Fusion tem desenho, automação CAM e projeto generativo.
- M&E (Mídia & Entretenimento), o Flame tem rastreamento de câmera e o Maya tem tradução de linguagem natural.
Basicamente, “a Autodesk® está se aproximando de um salto transformacional no uso de IA generativa para projetar a maneira como o ChatGPT usou a linguagem para obter respostas de texto”. São palavras de Anagnost.
Do mesmo relatório da Autodesk®, foi evidenciado que, nos próximos 3 anos, 77% das empresas confirmam que aumentarão os investimentos em IA e tecnologias emergentes.
E você, o que está esperando para investir na sua?
Conte com a nossa equipe para ajudá-lo nesse processo, seja por ligação, troca de e-mail, ou mesmo uma conversa.