Qual é a diferença entre Maya e 3ds Max?

“Li que Maya e 3ds Max são softwares para modelagem, animação, renderização. São usados com para o mesmo fim?”. A resposta é: não!

De uma forma simples e prática, a maior diferença entre Maya e 3ds Max está no objetivo e público-alvo:

  • Maya: software profissional de animação 3D e efeitos visuais para filmes, TV e jogos;
  • 3ds Max: software profissional de modelagem, animação e renderização em 3D para jogos e visualização de design.

Igualmente, são ótimos softwares para a indústria de Mídia & Entretenimento.

Apesar disso, vamos sair um pouco das explicações superficiais e focar na diferença mais técnica de cada software. Assim, você, profissional, vai identificar a solução ideal de cara.

Maya: diferenças técnicas

Criação avançada de personagens

A modelagem de polígonos no Maya permite criar modelos 3D usando geometria baseada em vértices, bordas e faces, enquanto a modelagem NURBS permite construir personagens a partir de primitivos geométricos e curvas desenhadas. O conjunto de ferramentas de escultura do Maya oferece um fluxo de trabalho intuitivo, semelhante ao da argila, para moldar e modelar personagens com total controle artístico.

Animação realista

Ferramentas para produção de personagens de alta qualidade, editor gráfico intuitivo para manipular curvas e chaves de animação, criação de formas para adicionar detalhes finos, como expressões faciais. O “Time Editor”, por exemplo, oferece um fluxo de trabalho intuitivo baseado em clipes para edição de animação não linear, para que possa navegar facilmente e ajustar as operações de tempo, como velocidade e duração.

Simulações detalhadas

O Bifrost inclui recursos avançados de dispersão, instanciação, volumetria e efeitos visuais, com o objetivo de levar fluxos de trabalho processuais avançados ao pipeline. Além disso, é possível criar efeitos procedurais detalhados, como fumaça, fogo, explosões, areia e neve, e compartilhá-los facilmente com outros artistas para uso em diferentes tomadas, cenas e shows.

3ds Max: diferenças técnicas

Conjunto robusto de ferramentas de modelagem

Criam-se modelos complexos rapidamente. A “Smart Extrude”, por exemplo, oferece uma maneira intuitiva e flexível de moldar faces em um objeto e reconstruir ou unir faces adjacentes automaticamente. Outros exemplos:  modificador “Chamfer” para adicionar bordas, o “Relax” para alterar a tensão superficial ou o “Symmetry” para executar tarefas comuns de modelagem.

Textura e sombreamento intuitivos

Ferramentas avançadas de criação de textura, material e viewport. O suporte para mapas “Substance” e “Open Shading Language” (OSL) permite criar e aplicar materiais complexos, enquanto o editor deixa adicionar acabamentos, alterar texturas e usar cores vibrantes para criar designs fotorrealistas. O “Bake-to-texture” oferece uma experiência de textura simplificada, intuitiva e totalmente roteirizável, com suporte para “Physically Based Rendering” (PBR), substituições de entrada de material e fluxos de trabalho OSL.

Renderização de alta qualidade

Capacidade de visualizar renderização de forma rápida e eficiente. A janela de visualização também exibe materiais de renderização com base física (PBR) e efeitos de câmera. Um exemplo é a possibilidade de editar o texto do sombreador OSL diretamente no editor de materiais e ver as atualizações ao vivo, o que aumenta consideravelmente a produtividade.

E aí, ficou mais claro?

Se deseja aprofundar e saber mais diferenças, entre em contato com nossa equipe pelo botão abaixo ou e-mail redeautodesk@colmaker.com.br.

Agora, se já sabe qual adquirir, basta mandar um e-mail para nosso time comercial enviar uma cotação!

Gostou desta postagem? Compartilhe com outras pessoas!

Assine a nossa newsletter

É importante estar bem informado para tomar decisões acertadas, estar a par do que está acontecendo no mundo e poder participar de conversas e debates com propriedade.

Saiba como ajudamos as principais marcas a obter sucesso