À medida que o público exige conteúdo de maior qualidade, e as produções correspondem, o gerenciamento de dados e o fluxo de trabalho se tornam cada vez mais complexos.
Milhares de artistas colaboram em vários departamentos e estúdios para dar vida a grandes projetos. Os colaboradores usam uma grande variedade de ferramentas que armazenam dados de diferentes maneiras e em vários lugares. Como resultado, fragmentam o fluxo de trabalho, o que torna os artistas mais lentos e limitados.
Agora, as peças estão prontas para uma grande transformação do setor.
A fim de solucionar todos os desafios de uma produção, a Autodesk lançou Flow, uma nuvem setorial para Mídia e Entretenimento (M&E). Em resumo, uma ferramenta que conecta pessoas, dados e fluxos, e abre novas oportunidades de inovação e criatividade.
O Autodesk Flow ‘prepara o terreno’ para novas formas de trabalho
O Flow acelera o desenvolvimento de fluxo de trabalho conectado, uma vez que coloca os dados no centro da colaboração, e não os arquivos.
A base do Flow é o modelo de dados em nuvem da Autodesk, desenvolvido com APIs abertas, que estrutura todos os dados criados e consumidos em todo o pipeline. Ele permite capturar, reutilizar e rastrear dados, atuando como a única fonte para todos os ativos, versões e feedback em uma produção.
De artistas individuais a departamentos e estúdios, todos podem trabalhar em tarefas simultaneamente ao invés de esperar que “A” termine seu trabalho para que “B” possa assumi-lo.
Flow conecta todo o pipeline de produção
Com a introdução do “Flow Capture” e “Flow Production Tracking” (o ShotGrid), a Autodesk está conectando os dados do set e da pós-produção ao modelo de dados de M&E. Isso permite o gerenciamento contínuo desde a câmera até a pós-produção.
Viabilizado por padrões abertos, o Flow permitirá que as ferramentas Autodesk® de criação de conteúdo existentes, como o Maya, e as ferramentas de terceiros da SideFX, Avid e The Foundry se conectem a um ecossistema aberto. Ou seja, os artistas não precisarão mais procurar arquivos. Eles terão acesso a tudo o que precisam para começar, incluindo storyboards e dados de produção, diretamente nas ferramentas que já usam todos os dias.
Com o tempo, a Autodesk vai unificar todo o pipeline de produção para permitir fluxos de trabalho contínuos que se expandem da pós-produção para todas as outras áreas.
Maximizar o uso de dados torna possível um futuro com IA
Ao usar dados em um ambiente conectado, há oportunidades de usar a inteligência artificial como força de automação e produtividade.
Um exemplo é o agendamento, em que a constante mudança entre equipes e orçamentos são gerenciadas manualmente, muitas vezes por uma única pessoa.
Com o “Generative Scheduling” no Flow (imagem acima), baseado em IA, um processo que levaria dias vai fornecer resultados mais rápidos em minutos. Você pode prever, planejar e dimensionar seus recursos, e abrir espaço para a largura de banda criativa se necessário. Quando surgem mudanças de última hora, o impacto é certo – não só no cronograma e orçamento de uma única produção, como em todo o portfólio do estúdio.
A Autodesk também fez uma colaboração com a Wonder Dynamics para automatizar fluxo de trabalho criativo com IA. Nesse caso, usam para animar, iluminar e compor automaticamente personagens de computação gráfica (CG) em uma cena de ação ao vivo.
Com o novo plug-in do Maya, os usuários podem exportar personagens de CG do Autodesk Maya para o Wonder Studio. Além disso, os artistas podem exportar cenas 3D do Wonder Studio de volta para o Maya, com dados de animação, câmera e iluminação, o que garante controle criativo total de cada elemento individual.
Anteriormente, fluxos de trabalho complexos como esse só podiam ser realizados por estúdios com grandes orçamentos. Entretanto, a automação entrega, a estúdios de todos os tamanhos, a capacidade de criar histórias épicas. O poder obtido pela combinação de soluções de IA com o Flow criará mais oportunidades para todos.
Fluxo de trabalho conectado é o futuro
Em suma, a Autodesk está mudando o setor para melhor ao conectar dados, fluxos de trabalho, equipes e estúdios em todo o pipeline de produção. A simplificação da colaboração ajudará a navegar pela complexidade e pressão do setor para que os artistas possam se concentrar no que importa: a arte.
Estúdios visionários estão usando as soluções da Autodesk® para criar histórias incríveis. Como exemplo, o Walt Disney Animation Studios, com a criação de sua mais recente obra-prima, Wish, um ponto culminante de tecnologia, animação e ambição humana.
Matéria baseada na “Autodesk Flow To Connect Production Workflows, Shape Future of Media & Entertainment Industry”, do “Autodesk News”.
Siga nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!
Se tiver dúvidas ou deseja adquirir os produtos da Autodesk®, nossa equipe está à disposição através do e-mail redeautodesk@colmaker.com.br.