A partir dos anos 70, cada período foi marcado por algum dispositivo tecnológico. Até chegarmos em 2010, quando a nuvem revolucionou a forma como podia-se armazenar os dados:
Desde então, a nuvem, que é baseada em armazenamento on-line, virou referência.
Por que a nuvem é importante?
Imagina poder acessar qualquer tipo de informação do seu negócio em qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso à internet. É justamente esse embasamento que entrega o troféu para a nuvem como a melhor forma de trabalhar.
Em um mundo cada vez mais globalizado, era preciso desprender de um meio físico. Com a pandemia da Covid-19, ficou ainda mais evidente que estar preso a relatórios impressos, reuniões presenciais e entrega de materiais para análise via transporte de encomenda não era mais uma realidade.
Por isso, o investimento em nuvem ganhou força. E o termo acabou alterado pela expressão “em tempo real”, visto que é possível visualizar o que deseja no tempo e onde quiser.
Exemplos
Um modelo bem simples, porém, aplicável a esse cenário, é o home office. Compartilhar dados, apresentações, trabalhar simultaneamente, tudo isso é possível graças à nuvem.
Ainda, uma palavra que ganhou destaque foi “colaboração”. Se você quer criar uma apresentação, mas seu colega de trabalho não conseguiu ir ao escritório, não tem por que criar o conteúdo, salvar, enviar, esperar envio com as alterações, salvar novamente (…). Com a nuvem, ambos podem fazer o trabalho de forma conjunta, o que também automatiza e evita qualquer tipo de retrabalho.
E o melhor: salva automaticamente a cada alteração/criação, sem correr o risco de perder todo o trabalho.
As novas tecnologias possuem a nuvem como meio?
Elas não ficam para trás. Se a ideia central é automatizar as comunicações e as trocas de informações, como não criar uma ferramenta que também não causasse dependência de processos físicos e presenciais?
Seja para a indústria de Produto & Manufatura ou Mídia & Entretenimento, as soluções tecnológicas têm popularizado devido ao trabalho em nuvem.
Inclusive, a Autodesk é uma das empresas que tem olhar para este segmento. Softwares, como o Fusion, permitem que equipes se organizem, visualizem, gerenciem e compartilhem dados de um projeto.
Em outras palavras, fica claro que a nuvem é sinônimo de praticidade e economia. O que justifica investir nesse meio cada vez mais revolucionário.
Quer saber quais soluções entregam essa facilidade?
Entre em contato com nossa equipe através do e-mail redeautodesk@colmaker.com.br.