Matéria baseada na “Oscars 2024: Autodesk customers make magic behind the magic”, do “Autodesk News”.
A Autodesk está moldando o futuro do cinema e da animação.
Essa afirmação dá-se por suas soluções de design e criação abrirem, continuamente, novas oportunidades para a inovação e a criatividade, conforme as produções crescem em escopo e complexidade.
Em outras palavras, a Autodesk tem sido uma parceira de confiança há mais de 25 anos para estúdios ao redor do globo, impulsionando muitos filmes indicados e vencedores de diversas premiações, como o Oscar. Sua tecnologia é considerada uma “arma secreta para os artistas de Hollywood”, capacitando-os a transformar ideias visionárias em realidade e a criar cenas e personagens incríveis.
Nesta matéria, você vai entender esse tal poder da Autodesk através de exemplos, como “Spider-Man: Across the Spider-Verse”, “Elemental”, “The Creator” e “Guardians of the Galaxy Vol. 3”, indicados a categorias do Oscar 2024. Principalmente, quando o assunto é a ferramenta Maya.
O Oscar indicou ‘Spider-Man: Across the Spider-Verse’ na categoria ‘Melhor Filme de Animação’
O uso do Maya fez toda a diferença, tanto para o processo de produção quanto para transmitir e entregar incríveis efeitos ao público. É o que Kelsey Wagner, animador supervisor da Sony Pictures Imageworks, deixa claro:
“O Autodesk Maya é intuitivo e flexível o suficiente para acomodar nosso conjunto de ferramentas proprietárias e, ao mesmo tempo, servir como base de keyframing do departamento de animação. Isso permitiu que os artistas criassem os visuais espetaculares vistos em Spider-Man: Across the Spider-Verse.”
A premiação também indicou ‘Elemental’, da Pixar, na categoria ‘Melhor filme de animação’
Assim como o Maya foi a ferramenta-chave para o sucesso do Spider-Man, com Elemental, esse contexto não passou muito longe. É o que afirma Sanjay Bakshi, supervisor de efeitos visuais da Elemental:
“Na Pixar, o Autodesk Maya continua a ser uma parte vital de nosso fluxo de trabalho. A maioria dos nossos modelos de personagens e cenários começa no Maya, e sua API flexível permite uma integração suave em nosso pipeline.”
‘The Creator’ levou o prêmio principal no 22º Visual Effects Society Awards deste ano, e também foi um dos indicados ao Oscar de ‘Melhores efeitos visuais’
Segundo Ian Comely, supervisor de efeitos visuais da ILM:
“O Autodesk Maya desempenhou um papel fundamental em nosso trabalho de efeitos em ‘The Creator’. Ele foi usado para modelagem, manipulação e animação de robôs, simuladores e veículos para o filme. Com vários locais da ILM contribuindo para o filme, também aproveitamos as sessões sincronizadas de RV para colaboração entre locais, anotações e apresentações ao diretor Gareth Edwards. Nossa equipe de produção da ILM em The Creator fez mágica no Shotgrid para se manter no topo desse quebra-cabeça em evolução e encontrou eficiências e economias para colocar o maior ‘valor visual’ na tela.”
O trabalho da Framestore em ‘Guardiões da Galáxia Vol,3’, indicado como ‘Melhores Efeitos Visuais’, incluiu criaturas, ambientes digitais construídos e diversas variantes do Rocket
Alexis Wajsbrot, supervisor de efeitos visuais de “Guardiões da Galáxia Vol.3.”, já foi além no que diz respeito às soluções da Autodesk como um todo.
“As ferramentas da Autodesk desempenham um papel importante em cada estágio de nosso pipeline. O Maya atua como nossa principal plataforma para modelagem, rigging, animação e serve como ponte para renderização em nosso renderizador proprietário Freak, nos equipando com as ferramentas necessárias para dar vida aos nossos personagens de computação gráfica”.
Quanto ao queridinho da franquia, Alexis reforça que as emoções foram transmitidas ao público graças ao potencial do Maya.
“O Maya foi fundamental para a criação de diversas variantes do Rocket Raccoon; suas ferramentas flexíveis de rigging e animação nos permitiram criar diversas iterações do personagem, cada uma com sua própria personalidade e expressões únicas. Isso foi fundamental para a apresentação das poderosas performances de Rocket durante as sequências emocionantes do filme, que levaram o público a pegar seus lenços de papel.”
E o Maya também é utilizado em todo o pipeline pela Wētā FX em Guardiões da Galáxia Vol.3
Para fechar a matéria com chave de ouro, mais um feedback que reforça a potencialidade da Autodesk. Dessa vez, do CTO da Weta, Kimball Thurston:
“Nossas equipes de Assets e Motion, como Modeling, Motion, Creatures e Layout, são os principais usuários. Acreditamos em ter uma abordagem integrada desde a produção virtual até a pós-produção, portanto, os artistas de VAD e Optical, que trabalham com dados no set, até nossa equipe de iluminação que faz edições de último segundo, todos usam o Maya e outras ferramentas da Autodesk para ajudar a produzir as cenas ricas que você vê em nosso trabalho.”
O poder do Maya fica indiscutível depois das declarações de grandes nomes do cinema.
Por isso, se quiser saber mais informações desse software líder da indústria, nossa equipe está à disposição. Seja para tirar dúvidas, enviar uma cotação sem compromisso, ou agendar uma demonstração gratuita.
Igualmente, a Autodesk é uma parceira confiável para setor de design e manufatura. Fique por dentro de todas as novidades no nosso blog.