A facilidade do design de brinquedo com Autodesk Fusion

A facilidade do design de brinquedo com Autodesk Fusion

ESCRITO POR

O setor de brinquedos caracteriza-se pela criatividade, inovação e ciclos rápidos de produtos. O Autodesk Fusion provou ser fundamental para navegar nesse cenário dinâmico de design de brinquedo por se tratar de um software robusto de projeto e fabricação que otimiza todo o processo de desenvolvimento de produtos.

Um excelente exemplo de sua aplicação é a criação da linha de brinquedos Magic Mixies da Moose Toys, que é um grande sucesso.

Sobre o Magic Mixies

Ele é um brinquedo, bem como uma experiência completa em que as crianças canalizam seu feiticeiro interior. Enquanto acenam com uma varinha brilhante e uma pitada de poção mágica, elas podem lançar feitiços para convocar um animal de estimação vidente de um caldeirão ou bola de cristal. Uma névoa real se espalha à medida que um novo animal de pelúcia surge com surpresa e alegria.

Imagem da Autodesk®

No entanto, esse brinquedo premiado e campeão de vendas não aconteceu por mágica. A magia por trás do Magic Mixies foi um processo extraordinário de design e fabricação com o Autodesk Fusion. “Desenvolvemos muito essa névoa, e é algo que nunca foi feito antes”, diz Carl Budd, gerente de engenharia da Moose Toys.

Design de brinquedo: rápido retorno sem deixar a qualidade de lado

A névoa era apenas um componente de um ciclo de desenvolvimento incrivelmente complexo – e rápido – para o produto. A equipe usou o Fusion a fim de levar todo o conceito a um protótipo funcional em 3 a 4 meses. O projeto e a fabricação dos primeiros Magic Mixies foram concluídos e disponibilizados em apenas 18 meses, mesmo no auge da pandemia.

Segundo, Budd:

“Foi provavelmente a maior complexidade de um projeto que já executamos de forma totalmente remota. Fizemos todas as revisões de design e colaboração remotamente com nossas equipes globais. Isso, certamente, nos deu a oportunidade de fazer algo melhor, em vez de uma abordagem em silos, se ainda estivéssemos usando o SolidWorks.”
Imagem da Autodesk®

A eletrônica por si só é impressionante com os Magic Mixies. Mas, raramente, se vê um brinquedo de pelúcia combinado com hardware. Isso criou outro desafio de design e engenharia.

“Produtos macios são extremamente difíceis de tentar modelar em um software CAD. Com o Fusion, conseguimos obter um visual de pelúcia para nossas primeiras renderizações internas. Para a bola de cristal, trabalhamos usando a ferramenta de forma e aplicando decalques e outros elementos na superfície da forma.”

Com sede em Melbourne, Austrália, e escritórios em todo o mundo, a Moose Toys é uma empresa familiar fundada há mais de 30 anos. Atualmente, possui mais de 600 funcionários, com vendas globais anuais superiores a US$ 1 bilhão e uma rede de distribuição em 100 países. Acima de tudo, a missão principal da empresa é fazer com que as crianças sejam “superfelizes”, como eles dizem.

Nos bastidores: prototipagem de um design de brinquedo

No entanto, nem tudo é diversão e jogos no setor de brinquedos.

A concorrência é acirrada; a velocidade de lançamento no mercado é o diferencial para estar à frente das tendências e das demandas inconstantes dos consumidores. Dessa forma, os produtos imitadores estão sempre à espreita. Um processo eficiente de design e fabricação é fundamental para transformar novas ideias em produtos que as crianças vão adorar.

“É um setor rápido. As coisas que estão na moda em um ano são completamente ultrapassadas no ano seguinte. Temos que ser muito, muito ágeis. Cada ano é diferente, e estamos sempre trabalhando em produtos diferentes e melhorando o que já temos no mercado.”
Imagem da Autodesk®

O Fusion é, agora, a plataforma principal da Moose Toys para design e fabricação. A maior parte do trabalho de design e prototipagem de itens mecânicos da empresa é feita em Melbourne, em conjunto com o trabalho nos escritórios de Los Angeles e do Reino Unido. O processo de design começa com conceitos de alto nível da equipe de criação. A de engenharia envolve desde o início para garantir que a ideia seja viável em termos de materiais e preços. Obviamente, o mercado é uma grande consideração para a conveniência e a demanda de crianças, pais e distribuidores.

Depois que as revisões iniciais do projeto são concluídas e aprovadas, um designer de produto fornece esboços, e Budd e sua equipe começam a trabalhar na criação de protótipos no Fusion. A prototipagem é um processo de várias camadas para a prova de conceito das funções mecânicas e eletrônicas.

Imagem da Autodesk®

“Nós nos sentamos e elaboramos todos os mecanismos. Projetamos todos os componentes internos internamente com o Fusion. Temos uma oficina com um bom conjunto de ferramentas, um laboratório de eletrônica e impressoras 3D.”

Teste prático do produto

Com um protótipo em mãos e a funcionalidade implementada, a equipe apresenta à liderança sênior para receber feedback. O verdadeiro teste decisivo? As crianças.

“Muitas crianças vêm ao escritório para fazer testes práticos do produto para nós. É bom receber esse feedback também. Não importa o cuidado com que você se senta e pensa sobre como uma criança pode interagir com algo que você projetou. Elas sempre encontrarão uma nova maneira de usá-lo.”

A partir daí, a equipe resolve todas as alterações no projeto, realiza a verificação final de segurança e conformidade, e conclui o projeto do protótipo antes de passá-lo para as equipes de Hong Kong e da China para produção. Isso envolve bastante otimização de material, contagem de peças e cálculos de lista de materiais para garantir o melhor preço possível para o mercado.

Confira o vídeo-propaganda da Magic Mixies:

“A colaboração no Fusion é uma grande vantagem, especialmente pelo fato de sermos uma empresa global. Podemos compartilhar nossos arquivos entre todos os nossos escritórios na Austrália, Hong Kong, Reino Unido, Estados Unidos e outros.”

O processo de design de brinquedo e fabricação não termina quando um produto chega ao chão de fábrica. Durante a produção, por exemplo, eles podem se deparar com um problema em uma peça moldada, e podem usar a ferramenta de análise de moldagem por injeção e as ferramentas de estudo de tensão estática do Fusion para identificar uma solução. E, é claro, o feedback adicional ocorre quando o brinquedo está no mundo real.

Imagem da Autodesk®
“Mesmo quando os produtos estão no mercado, monitoramos cuidadosamente as avaliações, o feedback dos varejistas e as ligações para o atendimento ao cliente por qualquer motivo. Não é incomum fazermos mudanças muito rápidas no produto e tentarmos resolver qualquer imprevisto.”

Transferindo o design de brinquedo para a Fusion

A Moose Toys é conhecida por uma importante vantagem competitiva: agilidade e inovação. Nos últimos dez anos, isso se tornou ainda mais essencial para o sucesso da empresa com o aumento dos componentes e mecanismos eletrônicos.

Imagem da Autodesk®

Budd ingressou na Moose Toys há seis anos como engenheiro de design de produtos e foi promovido a gerente nos últimos quatro anos, trabalhando no design prático de elementos mecânicos nos brinquedos mais complexos. Rapidamente, ele reconheceu as dificuldades com a colaboração, o uso de softwares variados e o custo. A maior parte da equipe estava usando SolidWorks para qualquer trabalho de design mecânico, e o próprio Budd havia usado o software nos últimos 12 anos em seu trabalho anterior com dispositivos médicos. Outros designers estavam usando Rhino para esculpir, bem como o ZBrush.

“Como não havia muito foco ou equipe de engenharia quando entrei, tudo estava muito isolado em equipes de design individuais. Identificamos isso como um desafio. Precisávamos fazer com que todos os diferentes designers conversassem entre si e colaborassem, porque é um pesadelo tentar importar arquivos de algo como o ZBrush para o SolidWorks. Simplesmente não funciona, a menos que você pague por plugins mais caros e esse tipo de coisa.”
Imagem da Autodesk®

Eliminação de silos

Com uma equipe cada vez maior de designers e engenheiros de novos produtos, as taxas de licenciamento de software e plug-ins complementares estavam se tornando proibitivas em termos de custo. “Identificamos a necessidade de um pacote CAD melhor. Fizemos uma pequena pesquisa, mas logo nos alinhamos com o Fusion.”

O Fusion permite que os designers da Moose Toys usem as ferramentas para esculpir animais, bonecos de ação e muito mais. Ao mesmo tempo, a equipe de mecânica pode pegar o mesmo arquivo e criar mecanismos e componentes eletrônicos para o seu interior.

“O Fusion ofereceu um equilíbrio em que havia ferramentas suficientes para os engenheiros de projeto mecânico fazerem o que precisávamos, como simular mecanismos e projetar todas as caixas de engrenagens e ligações. Mas, também, tinha as ferramentas certas para que os designers de produtos pudessem esculpir formas.”
Imagem da Autodesk®

“Com o Fusion, podemos executar várias funções diferentes em um único pacote, e isso tem sido o mais importante para nós. Não precisamos usar o Rhino para esculpir ou o SolidWorks para o projeto mecânico. Podemos fazer isso com o mesmo software e, na verdade, todos trabalham no mesmo arquivo ao mesmo tempo. É um benefício enorme.”

Colaboração e trabalho na nuvem com o Fusion

Em suma, depois de anos trabalhando com o SolidWorks e vários softwares, a Moose Toys percebeu os benefícios da mudança para o Fusion – do conceito e design eletrônico até a fabricação.

“O gerenciamento de arquivos e o sistema de armazenamento em nuvem do Fusion o tornam bem centralizado para nós, em vez de um software CAD em silos em cada escritório, onde tínhamos que tentar vincular sem controles ou gerenciamento de revisões em vigor. Agora, podemos manter tudo em um só lugar, para que todos saibam aonde ir para obter a versão mais atualizada de um determinado projeto.”
Imagem da Autodesk®

“Também temos um histórico de design em que tudo está disponível. As pessoas podem consultar facilmente um projeto anterior se quiserem pegar emprestado algumas dicas de design ou um componente OEM antigo. É ótimo ter essa capacidade.” 

Além disso, outra vantagem de trabalhar com o Fusion é a variedade de ferramentas, a facilidade de uso e a flexibilidade para funções e papéis individuais nas equipes da Moose Toys. A configuração de todas as regras de design significa que um designer pode considerar, facilmente, a espessura das paredes ou como os raios serão afetados pelo fluxo de plástico durante o processo de injeção.

O departamento de engenharia usa o Product Design Extension com várias ferramentas para design de plástico que são muito úteis, de acordo com Budd. O plug-in KeyShot para o Fusion também é útil para renderizações. Até mesmo o plug-in do Fusion para a Esko traz os designers de embalagens para o grupo.

Com o compromisso da Moose Toys de tornar as crianças “superfelizes”, o Fusion está lá para tornar isso muito mais fácil.

O que você está esperando para incluir o Fusion no processo do seu negócio?

Qualquer dúvida, estamos à disposição: redeautodesk@colmaker.com.br ou agende um horário pelo nosso Booking.

Matéria traduzida do blog da Autodesk. Original: “Fusion Helps Moose Toys Put the ‘Magic’ in Magic Mixies” da Autodesk.

Gostou desta postagem? Compartilhe com outras pessoas!

Assine a nossa newsletter

É importante estar bem informado para tomar decisões acertadas, estar a par do que está acontecendo no mundo e poder participar de conversas e debates com propriedade.

Saiba como ajudamos as principais marcas a obter sucesso