Digitalização dos processos: um diferencial da BBM Logística

Digitalização dos processos: um diferencial da BBM Logística

ESCRITO POR

Em uma entrevista exclusiva para o Jornal O Globo, Antonio Wrobleski, CEO da BBM Logística, disse que “quem não se digitalizar, estará morto em cinco anos”.

Antes, o que seria ‘se digitalizar’?

O processo de digitalização está relacionado à passagem de processos analógicos e objetos físicos para o meio digital.

Em outras palavras, você substitui a pilha de documentos impressos por uma visualização digital instantânea dos dados contidos neles. Isso garante zero perda de informação.

Entretanto, não confunda com transformação digital! Apesar de ter uma associação pela linha tecnológica, esse termo é um processo amplo, em que a tecnologia é ferramenta central na organização da empresa, no intuito de aumentar o desempenho e gerar (ainda mais) valor para os seus clientes.

Então, a digitalização pode ser envolvida na transformação digital.

Se quiser saber mais, confira esta matéria: Transformação digital na Indústria 4.0: o futuro da manufatura

Quem é a BBM Logística?

Esta empresa é uma das maiores operadoras logísticas do Brasil. Para ter uma ideia, transporta certa de 10 milhões de toneladas de cargas por ano, de papel a produtos para Amazon. A frota chega a 4,5 mil veículos, e o faturamento passa dos R$ 2 bilhões.

Qual é o vínculo da BBM com a digitalização?

Mesmo transporte de cargas sendo um setor tradicional, a BBM optou por investir na digitalização e no uso da inteligência artificial para se destacar no mercado.

Quando O Globo perguntou sobre inovação na empresa, Antonio foi cirúrgico ao afirmar que “inovação virou uma ferramenta”.

[…] Temos milhares de transportadoras no país, mas 95% têm menos de cinco caminhões, tornando complexa a digitalização nesse universo. […] Quem não se digitalizar, em cinco anos estará morto. Seja um fabricante de pregos ou sabonete. Mas queremos desmistificar entre os funcionários o conceito de inovação. Não é só tecnologia. Criamos um concurso interno para os 6 mil funcionários trazerem sugestões de todos os tipos. E temos um departamento de inovação.

Como primeiro passo, eles fizeram uma plataforma, um projeto iniciado há 5 anos. Ao pontuar as vantagens desse investimento, o CEO deixou claro o envolvimento das pautas de economia e sustentabilidade.

[…] Com a plataforma, vamos ter mais eficiência, já que é a primeira vez que colocamos todo o ecossistema num único lugar. Por exemplo, temos o roteirizador, que dá a melhor rota para o motorista, mais curta e barata. E, assim, reduzimos também emissões de carbono. E posso espelhar ao cliente tudo o que acontece no transporte da carga pela plataforma.

Como próximo passo, Antonio pontua o “pulo do gato”. Ele diz que os funcionários acumulam todos os tipos de referência possíveis (por exemplo, quilômetros rodados, litros gastos, condições climáticas e tráfego nas cidades), para começar a trabalhar esses dados na nuvem e transformá-los em ações efetivas. Nesse ponto, a IA se destaca, por levar informações e evitar que as equipes analisem dados do passado de forma manual.

No parágrafo acima, a otimização é destaque, assim como reforça o quanto a digitalização pode ser benéfica. Inclusive, como curiosidade, a Autodesk possui uma ferramenta que compila todas as informações em um lugar só, para gerenciar da melhor forma possível.

Para fechar a entrevista, o líder da transportadora avaliou o cenário do Brasil quanto às estradas, ao incentivo da renovação das frotas de caminhões, ao valor do combustível e à economia para este ano. Confira a matéria completa do Jornal O Globo aqui.

A BBM Logística é mais uma empresa que abraçou a transformação digital e, hoje, investe para continuar competitiva no mercado.

Quer saber como seguir este mesmo caminho de digitalização?

Nossa equipe está à disposição: redeautodesk@colmaker.com.br 🙂

Gostou desta postagem? Compartilhe com outras pessoas!

Assine a nossa newsletter

É importante estar bem informado para tomar decisões acertadas, estar a par do que está acontecendo no mundo e poder participar de conversas e debates com propriedade.

Saiba como ajudamos as principais marcas a obter sucesso