Por que a tecnologia é aliada da sustentabilidade?

Por que a tecnologia é aliada da sustentabilidade?

ESCRITO POR

A cada ano, a sustentabilidade é pauta para pessoas, organizações e empresas de todo o mundo. No Brasil, não passa tão despercebido quanto o público acha.

Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor privado brasileiro tem interesse em se manter alinhado com os acordos internacionais e em atender às exigências do mercado externo. Inclusive, mostram avanços da conscientização ambiental na indústria brasileira.

A pesquisa, intitulada “Sustentabilidade e Liderança Industrial”, foi baseada na opinião de executivos de 1.004 empresas industriais de todos os estados brasileiros. Nela, mostra que a procura de consumidores por critérios ambientais no ato da compra aumentou, visto que subiu de 20% para 35% de 2021 para 2022.

Nesse sentido, ainda na opinião dos empresários, a perspectiva de economizar no futuro e de melhorar a posição perante os concorrentes são os principais fatores que levam ao investimento em sustentabilidade.

É justamente nesses pontos que a tecnologia entra no assunto.

Como a tecnologia está atrelada?

A tecnologia veio não só para revolucionar, como também para aumentar a produtividade, otimizar trabalho e facilitar o acesso às mais diversas formas de comunicação.

Entretanto, poucos enxergam um dos principais fomentos: combate ao desperdício.

Uma das maiores pautas debatidas é o uso excessivo do papel. Repetidos erros e impressões desnecessárias simbolizam gastos e desmatamentos “em vão”.

Por outro lado, com a tecnologia:

  • O(a) artista de storyboard não precisa desenhar os quadrinhos em papel ou gastar com materiais, como tintas (que, futuramente, viram lixo);
  • O(a) arquiteto(a) não precisa desenhar sua ideia num papel e, ainda, facilita o envio via dispositivo e dá credibilidade ao seu serviço ao apresentar em 3D;
  • O(a) engenheiro(a) não precisa visualizar o projeto e ficar preso a uma planta. Pelo contrário, pode fazer os mais diversos ajustes em tempo real e visualizar de onde estiver, o que otimiza a entrega e a comunicação entre toda a equipe envolvida. Aqui, ainda pode destacar a não necessidade de deslocamento, que impacta na emissão de gases oriundos dos combustíveis.
  • O(a) designer não precisa modelar um produto no papel. Além dos vários benefícios, pode testar qual é o melhor tipo de material e formato antes de imprimir em 3D através de Inteligência Artificial.

E são só alguns exemplos.

Em outras palavras, nas opções acima, a tecnologia é aliada da sustentabilidade por resumir o trabalho a um único investimento: ferramenta digital (software).

Como sua empresa pode ser impactada?

Se sua empresa adotar soluções tecnológicas, além de automatizar processos, melhorar o fluxo de trabalho e economizar custo, ela estará na linha da competitividade por abraçar a inovação e a sustentabilidade.

Principalmente, estar entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Confira as 3 que seu negócio estaria apoiando:

Objetivo 8 – Trabalho de decente e crescimento econômico 

Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.

Objetivo 9 – Inovação infraestrutura 

Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

Objetivo 12 – Consumo e produção responsáveis 

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Uma simples mudança e adoção no processo pode ser mais relevante do que imagina. Afinal, pelo que os empresários informaram à CNI, vale o investimento.

Aqui, na Colmaker, ajudamos empresas a se transformarem digitalmente. Se quiser saber mais, estamos à disposição:

Curtiu nosso conteúdo? Inscreva-se na nossa newsletter!

E acompanhe as nossas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.

Gostou desta postagem? Compartilhe com outras pessoas!

Assine a nossa newsletter

É importante estar bem informado para tomar decisões acertadas, estar a par do que está acontecendo no mundo e poder participar de conversas e debates com propriedade.

Saiba como ajudamos as principais marcas a obter sucesso